Guarda-roupa organizado: guia prático!

Na rotina diária é muito comum estabelecermos outras prioridades e deixarmos a organização de lado. Mas um ambiente organizado traz clareza para a nossa mente e uma grande sensação de bem-estar. No caso do guarda-roupa, ter tudo separado e organizado pode nos poupar um bom tempo na hora de escolher um look ou encontrar aquela peça que você sabe que tem, mas não lembra onde está.

É preciso ter disciplina para manter a organização, pois organizar é incorporar novos hábitos. Nesse post vamos te apresentar ótimas dicas para começar a arrumação e conseguir manter seu guarda-roupa organizado e limpo!

 

Guarda-roupa organizado

Organizando as roupas

Jogar fora, doar ou manter?

É ainda mais fácil gerar bagunça e desorganização quando temos muita coisa acumulada. Então, vamos começar do começo: desapegue! Já falamos nesse post sobre as vantagens de aderir ao armário cápsula e como ele é uma ótima opção para ter um armário funcional com peças de qualidade que combinem entre si. 

Nesse primeiro momento é ótimo pensar em quais peças realmente fazem sentido manter no guarda-roupa. O que não encaixar, o ideal é doar para alguma instituição, vender para brechós ou dar de presente para algumas amigas. 

Categorize e coloque etiquetas de identificação 

Separe calças, saias, casacos, brincos, bolsas, sapatos e arrume os grupos entre si. Uma ótima dica é etiquetar as caixas de organização. Assim, você sempre irá saber onde guardar cada peça e não perderá tempo procurando onde “encaixar” cada item no seu guarda-roupa. 

Padronize cabides 

Uma dica fácil, rápida e muito eficiente: padronize seus cabides! Abrir um guarda-roupa organizado e com todos os cabides da mesma traz uma satisfação ainda maior. Invista em cabides mais finos e de cores neutras. E não se esqueça que peças como tricô e lã não devem ficar penduradas e sim dobradas por serem peças mais pesadas. Ao colocar no cabide, elas podem perder o seu formato original. 

Pense na praticidade

Deixe os itens que você mais usa em lugares estratégicos para facilitar na hora que for pegar. Itens de uso diário devem ficar mais a vista do que algum vestido de festa, por exemplo. Também é interessante separar as peças por estação e deixar as roupas da estação atual no seu armário e as da próxima estação (que você provavelmente não irá usar tanto) no maleiro.

Hora dos acessórios

Cintos

Os cabides grandes e estruturados próprios para acessórios são a melhor forma de armazenar os seus cintos para conseguir manter todos pendurados e sem rachaduras. 

Brincos, colares e anéis

Nada pior do que querer usar um colar e encontrar ele enrolado com outras peças, né? Então o ideal é guardar essas peças em caixas organizadoras com divisórias e fundo aveludado ou de camurça para que as peças não sejam danificadas nem riscadas. Outra opção é colocar ganchos na parede, assim os acessórios ficam visíveis e esticados quando estão pendurados. 

Sapatos

Antes de guardar os sapatos é importante limpar um a um para que eles fiquem sempre limpos quando você for usar. Ao armazenar, coloque os calçados de forma que você consiga visualizar melhor os modelos que você tem. Quanto as botas especificamente,  coloque enchimentos para que elas não fiquem com formato deformado e guarde em caixas de papelão ou plástico. 

Bolsas

Um momento muito importante: hora de guardar e organizar as bolsas! Bolsas de festas como as clutchs são menos utilizadas por serem mais usadas em festa, então não precisam ser guardadas com as bolsas do dia a dia. Uma dica muito importante é colocar enchimento nas bolsas, principalmente as grandes e de couro, e manter sempre armazenadas nos saquinhos protetores para que elas não peguem poeira e sujem com o tempo. 

Maquiagem 

Se você gosta do assunto maquiagem, provavelmente você tem muitos produtos, então o ideal é ter um lugar específico eles. Primeiramente dê uma limpa e olhe com calma todos os produtos que já passaram da validade e descarte. Separe seus batons dos demais produtos e armazene de forma categorizada. Na internet você encontra vários modelos de caixas organizadoras de maquiagem que serão ideias para você. E por falar em maquiagem nesse post do nosso blog você encontra várias tendências de maquiagens de 2022. 

 

Agora que você já sabe como ter e manter um guarda-roupa organizado, você vai economizar tempo na hora de se arrumar e vai saber exatamente todas as peças que você tem! Gostou do assunto e quer uma dose a mais de inspiração? Nessa série da Netflix The home edit – A arte de Organizar, duas especialistas em organização ajudam celebridades e pessoas comuns a organizarem suas peças. 

 

Zeen is a next generation WordPress theme. It’s powerful, beautifully designed and comes with everything you need to engage your visitors and increase conversions.

Leia Mais
Bolsa de Festa: como usar em looks casuais?