Armário cápsula: como fazer? 

É muito comum passarmos pela seguinte situação: abrir nosso guarda-roupa (lotado) e não encontrar nenhuma roupa que nos agrade. Seja pelo fato das peças não servirem mais ou não combinarem entre si. Você já ouviu falar do conceito de armário cápsula? Ele pode ser uma ótima opção para você gastar menos tempo na hora de se arrumar.   

A ideia do armário cápsula foi criada nos anos 70 pela londrina Susie Faux, mas ficou ainda mais difundida em 1985 quando a estilista Donna Karan criou uma coleção de roupas apenas com sete peças.

Mas afinal, o que é exatamente um armário cápsula? Segundo a própria criadora Susei Faux, é uma seleção de peças atemporais, versáteis e curinga que combinam entre si. Possibilitando combinações descomplicadas e expressando o estilo e a personalidade do dono.

Na contramão das redes de fast-fashions que incentivam o consumo excessivo, o armário cápsula traz mais consciência e minimalismo na hora de fazer compras e grandes benefícios para nós e para o planeta. Você sabia que a indústria da moda é uma das que mais poluem o meio ambiente

Armário cápsula organizado

Passo a passo de como fazer um armário cápsula: 

     1. Saiba identificar qual é o seu estilo

Quais roupas você mais gosta de usar? Com quais roupas você se sente confortável? Saber identificar qual é o seu estilo é o primeiro passo para conseguir selecionar quais peças serão essenciais para o seu armário cápsula. 

     2. Pense na sua paleta de cores favorita 

É importante ter peças básicas com cores neutras como azul-marinho, preto, branco e cinza para conseguir ter uma possibilidade maior de combinações. As cores e estampas mais vibrantes podem entrar em outras peças mais elaboradas. Mas lembre-se, o mais importante na hora de combinar as peças é você se sentir bem! A questão que estamos levantando aqui é apenas para te auxiliar a ter menos peças no armário porém com mais qualidade.

     3. Desapegue! 

Sabe aquela bolsa que você usou só uma vez, aquela calça jeans que não serve mais e aquela blusa que não combina com nenhuma outra peça do seu armário? Chegou a hora de desapegar desses itens e fazer a energia circular! Jamais jogue essas peças fora, você pode doar para amigos, ONGS ou até mesmo vender para lojas de second-hand. Uma ótima dica é a série de organização da Netflix: Ordem na Casa com Marie Kondo. Ela ensina de forma simples como desapegar de itens da sua casa.

     4. Hora de fazer acontecer 

Chegou a hora de sair do campo das ideias e ir para a ação. Com as peças separadas prove-as no corpo e veja se tudo faz sentido para você: seja pelas possíveis combinações de looks ou pelo conforto de cada peça que você escolheu. 

Reveja tudo e dê preferência para as peças com qualidade. Fazer novas compras para um armário cápsula fugiria completamente do propósito por ser nada sustentável. 

Vantagens do armário cápsula

Para você não ter mais dúvidas de aderir ao armário cápsula, selecionamos algumas vantagens! 

     1. Menos tempo para escolher seus looks 

Você vai gastar menos tempo e energia! Sim, você terá menos roupas e menos combinações possíveis. Mas também, terá apenas boas combinações e peças de qualidade para simplificar a sua vida. 

     2. Mais sustentável para o planeta 

Como a gente já pontuou nesse post, a indústria da moda é uma das que mais poluem o meio ambiente. Um armário cápsula traz mais consciência na hora de fazer suas compras, menos consumo e menos lixo!

     3. Mais economia 

Acredite, comprar várias peças mais baratas com pouco tempo útil sai mais caro do que comprar apenas uma com o valor mais alto que durará por muito tempo.

Dicas extras! 

      1. Fuja das microtendências

Agora que você tem um armário cápsula não é muito interessante adquirir uma peça apenas porque é super trendy e viu várias blogueiras usando. Acredite, essas microtendências são passageiras e muitas vezes não trazem nenhuma personalidade para o seu look.

      2. Qualidade é uma palavra importante

O ideal é investir em poucas peças de qualidade com uma vida útil maior do que em peças mais baratas que duram pouco. Pensar na qualidade e não na quantidade é melhor para você e para o planeta! Além disso cuidar bem das suas peças é algo muito importante para a durabilidade. 

     3. Afinal, quantas peças o armário cápsula deve ter?

A ideia original é ter 30 peças para cada estação, e cerca de 60 peças para usar durante o ano todo. Mas não é uma regra! Encontre um número que faça sentido pensando em todo conteúdo desse post. A regra mais importante do armário cápsula é: faça o que funciona melhor para você e para a sua realidade. 

    4. Tenha um acessório curinga 

Quanto aos acessórios, mais especificamente as bolsas, é interessante investir em uma peça mais neutra que permita que você use de diversas formas e ocasiões. Como a nossa bolsa Cindy na cor preta! Feita em couro natural, ela pode ser usada como crossbody ou tiracolo. A alça curta em corrente de metal dourada pode virar um lindo colar. Uma peça versátil para você usar sempre! Nesse post você encontra um guia de bolsas para você escolher o modelo ideal para você e seu lifestyle! 

Zeen is a next generation WordPress theme. It’s powerful, beautifully designed and comes with everything you need to engage your visitors and increase conversions.

Leia Mais
Estilo de mãe: qual o da sua?