Moda dopamina — o que é essa tendência?

O período de pandemia, causado pela Covid-19, trouxe mudanças profundas na vida de todos nós. Tivemos que nos adaptar a novas formas de lazer, de trabalhar e até mesmo de se vestir. O estilo comfy virou rei, por exemplo.

Muitas experiências novas estavam acompanhadas pelo medo de lidar com um momento delicado na saúde mundial, infelizmente, esses medos também trouxeram um aumento global nos transtornos da mente. Segundo pesquisa do periódico científico The Lancet, foram 53 milhões de novos casos de depressão e 76 milhões de ansiedade só em 2020.

No entanto, depois de 2 anos pandêmicos, vemos a esperança reaparecer com o avanço na vacinação e a vida voltando ao “normal”, então surge o conceito de Moda Dopamina ou Dopamine Dressing, com a promessa de amenizar nossas angústias através de cores vivas no vestuário, maquiagem, bolsas e outros acessórios. Descubra tudo sobre essa trend!

Conceito de Dopamine Dressing

Talvez você lembre desse nome lá da época da escola: dopamina, um neurotransmissor que atua no sistema nervoso central e influencia no nosso humor.

O mundo fashion absorveu esse conceito criando a Moda Dopamina, que nada mais é do que roupas e acessórios bem coloridos que nos ajudam a transmitir mais alegria, vivacidade e bom-humor através dos looks.

@malucq usando a bolsa Sylvie

A necessidade global de melhorar o humor

O contexto da pandemia trouxe desafios também para as grandes marcas. Como se conectar com o público de forma diferente e mais profunda? As cores se tornaram parte da solução.

A psicologia das cores, que resumidamente consiste em utilizar os tons de maneira estratégica para transmitir sensações, criar desejos e sentimentos, vem sido cada vez mais usada no mundo artístico e no design. A Moda Dopamina é, sem dúvidas, fruto desse forte movimento.

Pelas tendências de cores para 2022 é possível perceber uma tendência de mesclar tons que remetam ao otimismo, mas também à tranquilidade tanto por fora, quanto por dentro. E quem não quer sentir e transmitir alegria em tempos tão difíceis?

Em coleções de Primavera/Verão 2022 das grandes semanas de moda, empresas como Jacquemus, Bottega Veneta já estão apostando na estética de Dopamina Dressing.

Como aderir à Moda dopamina?

De acordo com Samina Virk, diretora de marketing global da Threads Styling, os clientes querem se divertir com as cores mais do que nunca. “Eles estão comprando mais cor em todas as categorias — ready-to-wear, acessórios, joias e sapatos.”

Agora que você já entendeu o conceito do Dopamina Dressing, descubra como aplicá-lo no seu dia a dia. Confira algumas formas:

Color Block

@marynuernberg usando um look color block

Uma das maneiras de adentrar no universo da Moda Dopamina é o Color Block, também conhecido como color blocking. Esse estilo consiste em criar composições utilizando blocos de cores lisas, alegres e vibrantes.

O segredo para montar o look está em observar o círculo cromático. Você pode buscar as cores análogas, vizinhas no círculo, como rosa/vermelho e amarelo/laranja. Outra opção é ver as cores complementares, as que ficam de frente uma a outra, como laranja/azul, roxo/amarelo e até mesmo as tríades, as que possuem uma distância de três casas uma da outra, formando um triângulo, como azul, vermelho e verde, por exemplo.

Estampas Coloridas

@leleburnier usando conjunto estampado xadrez +Bolsa Sylvie

Outro jeito de acrescentar cores fortes e vibrantes aos seus looks do dia a dia e de forma prática é utilizar mais estampas, sejam elas nas roupas ou até mesmo nos acessórios.

São diversas opções, escolha a que mais combina com você! É mais romântica? Flores e poá. É mais elegante? Linhas finas e verticais. É mais ousada? Um mix de estampas das mesmas cores é super estiloso! É mais divertida? Estampas de frutas ou com elementos da cultura pop e por aí vai!

Ponto de Cor

Modelo usando um vestido nude + bolsa vermelha

Se você é aquele tipo de pessoa que investe em looks com cores mais neutras, mas está pronta para se aventurar no mundo das cores, nós temos uma sugestão. O ponto de cor é perfeito para você!

Nesta estratégia, basta acrescentar um elemento colorido a um look básico. Pode ser um sapato, uma bolsa, uma terceira peça e até mesmo meias coloridas.

Um look nude pode ser completamente transformado ao adicionarmos nele uma bolsa vermelha, por exemplo, ou um calçado rosa.

Uma produção com jeans de lavagem clara e blusa branca ficará muito mais viva com o toque de um blazer laranja.

 

Agora que você já sabe tudo sobre a Moda Dopamina chegou a hora de navegar pelo nosso site e escolher sua ISLA mega colorida para levantar o astral dos seus looks!

Zeen is a next generation WordPress theme. It’s powerful, beautifully designed and comes with everything you need to engage your visitors and increase conversions.

Leia Mais
Clutch: Conheça mais sobre a icônica peça