Formas de usar lenço: um guia definitivo

Nada melhor do que um bom acessório para transformar um look básico em um superestiloso! São muitas possibilidades: brincos, colares, óculos, pulseiras, anéis e não podemos esquecer dele: o lenço!

Como muitos itens no universo da moda, o lenço já foi e voltou, marcou gerações e, atualmente, passa por mais um de seus auges. 

Seja no cabelo, na bolsa ou no braço, esse acessório dá um toque especial e bem charmoso às suas produções, além de poder te acompanhar no inverno ou no verão. Veja a seguir algumas formas de usar lenço e arrasar com tipos de nó e amarrações diferentes.

A moda dos lenços ao longo dos anos

Década de 60 e 70

Recentemente, tendências retrô invadiram as semanas de moda pelo mundo e o lenço é uma das peças que faz parte desse movimento.

Na década de 60 e 70, esse acessório aparecia frequentemente emoldurando o rosto das estrelas do cinema. Além disso, os modelos estampados e coloridos eram muito utilizados próximos à testa, como tiaras e faixas. 

Anos 90

Neste período, era comum o lenço aparecer no cabelo, como tiara ou envolto no coque, mas também no punho, como uma alternativa aos braceletes. Outra forma de usar era como cinto.

Anos 2000

Os lenços, mais especificamente do tipo bandana, são a cara dos anos 2000! 

Usados por artistas da música, como Beyoncé e Christina Aguilera, e protagonistas dos filmes e séries, eram utilizados na cabeça, no pescoço e até como top.

2010

Quem lembra dos lenços palestinos que marcaram o ano de 2010?

O acessório, usado no pescoço, conquistou mulheres e homens.  Por ser de um tecido mais grosso, foi utilizado principalmente nas épocas mais frias.

Formas de usar lenço no cabelo

Usar o lenço no cabelo é uma das formas mais populares de aproveitar esse acessório!

Recentemente, ele invadiu a televisão brasileira nas edições de 2020 e 2021 do reality Big Brother Brasil. A influenciadora Bianca Andrade e a atriz Carla Diaz foram umas das que mais utilizaram o lenço cobrindo a cabeça.

Saiba mais como reproduzir essa e outras amarrações.

Como usar?

Escolha um lenço estampado ou colorido e se jogue!

  • Estilo bandana: Cubra a cabeça com o tecido dobrado pela metade, formando um triângulo. Depois, amarre as pontas debaixo dos cabelos. Você pode fazer a amarração lateral, se quiser, para destacar ainda mais o tecido no penteado.
  • No coque ou rabo de cavalo: Puxe o cabelo para cima, enrole os fios, prenda com um elástico e finalize com o grampo, no caso do coque. De acordo com sua preferência, deixe o penteado mais firme ou mais frouxo. Finalize com o lenço à sua escolha, colocando-o amarrado em volta do coque ou do rabo de cavalo.
  • Na testa: Existem diversas opções de utilizar o lenço na testa. Você pode dobrá-lo deixando uma faixa fina para usar por cima ou por baixo dos cabelos, como também posicioná-lo de forma a fazer a amarração na frente e destacar o nó.

Formas de usar lenço como peça de roupa

O cropped de lenço caiu nas graças dos fashionistas, principalmente nos períodos mais quentes. São diversas possibilidades para criar um top lindíssimo. Confira algumas delas:

  • Top: Primeiro, dobre as partes opostas do lenço, transformando ele em um triângulo. Em seguida, coloque sobre o busto e amarre atrás, nas costas. Simples, porém lindo!
  • Faixa: Para fazer o top faixa reto, é só fazer a mesma amarração do primeiro, porém,  escondendo as pontas do triângulo que ficam aparentes.
  • Laço: Dobre as partes opostas do lenço para transformá-lo em um triângulo. Depois, dobre mais até ficar em formato retangular e num tamanho confortável para cobrir os seios. Coloque a parte que deseja amarrar na frente e faça um laço.
  • Corrente: Escolha uma corrente grossa para conseguir sustentação. Dobre as partes opostas do lenço para que vire um triângulo. Vire o triângulo, deixando a maior ponta pra cima. Passe os dois lados do tecido pela corrente e dê um nózinho.  As outras pontas serão amarradas nas costas.

Formas de usar lenço como cinto

Tendência popular nos anos 90, o lenço como cinto voltou com tudo, mas agora para se juntar ao streetstyle atual!

Incremente suas saias, shorts e calças, seja com um lenço amarrado no passante ou em volta de toda a peça, como o cinto comum. 

Formas de usar lenço com a bolsa

Quer usar o lenço de um jeito diferente? 

Amarre a peça na bolsa e garanta um look despojado e divertido! Escolha um modelo de bag com alça como a Maxi Bolsa Olivia Transparente em Palha e Couro Natural ou a Maxi Bolsa em Tear e Couro Natural Concha e utilize esse simples toque de estilo que faz toda diferença. Se você é mais romântica, pode optar por um lacinho.

Formas de usar lenço no lugar da bijoux

Se você deseja variar no uso das suas pulseiras e braceletes de sempre, que tal experimentar usar um lenço no pulso?

Caso queira ousar, escolha um modelo mais longo e faça apenas uma amarração, mas se quiser chamar menos atenção para ele, escolha um modelo menor, dê quantas voltas quiser e tenha um novo acessório!

Gostou do conteúdo? Então agora chegou o momento de dar uma olhada no nosso site, para escolher a ISLA que, junto com um lenço que seja a sua cara, vai deixar suas produções muito mais diferentes!

Zeen is a next generation WordPress theme. It’s powerful, beautifully designed and comes with everything you need to engage your visitors and increase conversions.

Leia Mais
Como limpar bolsas de couro? Veja como estender a vida útil do seu acessório!