Primavera Verão 2022: quais são as tendências da estação?

Já estamos quase chegando no final do inverno! Isso significa que chegou a hora de pensar nos looks para as próximas estações. 

Recentemente, em junho, aconteceu a edição N51 do São Paulo Fashion Week (SPFW), com apresentações das coleções Primavera/Verão 2022. Por meio de fashion films, as marcas mostraram tendências importantes para ficarmos de olho no ano que vem.

Além de ver o que apareceu pelo SPFW, podemos dar uma espiadinha no que está bombando lá fora. Enquanto passamos pelo inverno por aqui, no continente europeu e nos Estados Unidos, eles já estão no verão. Logo, as tendências de lá, acabam por refletir no que vamos ver daqui pra frente.

Vamos investigar o que a primavera verão 2022 está trazendo? Veja, a seguir, um pouco mais sobre o que podemos esperar da nova temporada.

Contexto atual na Moda

A pandemia da Covid-19 modificou bastante coisa no mundo da moda. As discussões sobre moda e sustentabilidade foram intensificadas, a consciência passou a estar mais presente no momento de compra e o conforto se destacou entre as características de um bom look.

Em pesquisa realizada por estudantes da Escola de Comunicação, Artes e Design da PUCRS, feita com 200 jovens de 18 a 34 anos, foi constatado que a busca por roupas mais confortáveis e a valorização dos produtores locais aumentou consideravelmente durante esse período.

Tudo isso, influencia diretamente no que vem nas tendências da primavera verão 2022, que continuam exaltando a sustentabilidade e vindo cheias de praticidade e aconchego.

Porém, em contrapartida, com a volta gradual da vida pré-pandemia, volta também a vontade de se vestir de modo mais ousado e sexy, com o corpo à mostra. Podemos ver esse aspecto em peças como o pin top, blusas ou croppeds que são mantidos unidos por nada além de um pin.

Tendências Primavera Verão 2022

As coleções NYFW SS 21, que inspiram tendências na Primavera /Verão 2022 do hemisfério sul, foram baseadas principalmente no conforto. Porém, não pense que conforto tem a ver com básico, viu? Porque vem muitas roupas coloridas, estampas e volume por aí! 

Cores e estampas

De acordo com a Coloro e a WGSN, consultorias do mundo das tendências, a cor que vai dominar 2022 é: Orchid Flower, um rosa bem vibrante.

Outras duas cores apontadas como Key Colors S/S 22, segundo o portal Moda 20, são a Atlantic Blue, um azul bem profundo, e Mango Sorbet, um laranja cor de manga.

Resumindo, é hora de colocar os looks coloridos para jogo!

Já nas estampas, temos um clássico da primavera verão que é o floral, desde as flores menores até as bem grandes. As estampas com flores foram as mais usadas nas passarelas da NYFW SS 21 e apareceram nos desfiles de grifes como Rodarte, Nico Muller, e Cynthia Rowley.

Materiais

Tricô e Crochê

Delicadas e suaves, as peças de tricô e chochê reforçam o valor do trabalho manual e o cuidado necessário para desenvolvê-lo. Além disso, ressaltam a discussão em voga sobre moda e sustentabilidade.

O trabalho manual também aparece nos acessórios, em modelos casuais como a Bolsa Clutch em Palha Concha.

Marcas como Ateliê Mão de Mãe, ALUF, Anacé, Ronaldo Fraga abusaram dos materiais em seus desfiles do SPFW. Já lá fora, a Fendi explorou bastante os trabalhos artesanais e bordados em sua coleção.

Patchwork

Essa técnica de upcycling consiste em unir diferentes tecidos em uma única peça, criando um visual bem diferente. No Brasil, chamamos também de tecido em retalhos.

No SPFW, o patchwork teve destaque na primavera verão 2022 em peças como calças, jaquetas, entre outras.

Formas

Mangas Bufantes

Sucesso nos anos 80, as mangas bufantes estão com tudo novamente! 

Tendência há cerca de 2 anos, podemos encontrá-las em croppeds, vestidos, macacões e combiná-los com jeans, shorts e calças sociais.

Croppeds Sutiã

Essa tendência conquista quem gosta de sensualidade, ousadia e criatividade. 

Os croppeds com estrutura semelhante ao sutiã, apareceram bastante no desfile da Jason Wu e de um jeito diferente: por meio de sobreposições!

Alfaiataria Casual

Ombreiras, cintos e peças mais estruturadas, porém confortáveis, continuarão habitando seu closet.

A alfaiataria casual segue em alta, até mesmo no verão. Shorts de linho, bermudas e croppeds combinados com blazers leves e mais soltos trazem um aspecto easy chic. As cores mais comuns das peças estão nos tons pastéis, que têm aparecido bastante no street-style.

Vestidos Volumosos

O volume estará muito presente na primavera verão 2022 e não poderia ser diferente com os vestidos. As ombreiras e mangas bufantes serão sucesso nas peças da temporada.

Modelos românticos e delicados, de tecidos leves, com florais, muitos babados e mangas bufantes estarão em destaque. 

Além deles, a transparência e o crochê também estarão presentes.

Peças Vazadas

A tendência cut-out, caracterizada por peças vazadas e recortadas, seja na cintura, no quadril ou no peito, já vinha aparecendo mas estará em alta nas estações mais quentes.

A ideia é mostrar o corpo, de uma forma menos óbvia que um decote ou uma fenda e mais moderninha. A trend apareceu em diversos desfiles tanto em versões sofisticadas quanto bem despojadas, como no Resort 2022 de Carolina Herrera.

Acessórios

Tendências como praticidade, cores vibrantes, conforto e estampas florais, vistas no vestuário, também estarão presentes nos acessórios!

As mini bolsas, como a Bolsa Clutch Baú em Croco com Alças em Resina por exemplo, continuam com tudo e te ajudando a levar somente o essencial.

Já bolsas como as Eye Bags ISLA dão o toque alegre e leve que um look de primavera verão 2022 pede!

Fique de olho também nos óculos coloridos, lenços e correntes exuberantes.

Agora que você está por dentro da Primavera Verão 2022, acesse nosso site e escolha sua ISLA preferida para arrasar nas estações mais quentes!

Zeen is a next generation WordPress theme. It’s powerful, beautifully designed and comes with everything you need to engage your visitors and increase conversions.

Leia Mais
Moda e Sustentabilidade: qual a relação?