Como limpar bolsas de couro? Veja como estender a vida útil do seu acessório!

Fashionista ou não, todo mundo possui uma peça de couro no guarda-roupa, não é mesmo?

Seja uma jaqueta, uma bota ou uma bolsa, os itens feitos desse material tem seu charme próprio, além de serem duráveis e nunca saírem de moda.

Porém, para que as peças sejam melhor conservadas, é necessário tomar alguns cuidados especiais.

Ama as roupas e os acessórios de couro? Fique com a gente, aprenda tudo sobre a matéria-prima e saiba como limpar bolsas de couro sem reduzir a vida útil delas.

O couro na moda

Por ser resistente e também passar por um processo produtivo complexo, o couro tem grande destaque no mundo da moda. As roupas e acessórios do material são relacionados ao luxo e à elegância, independentemente da marca.

Quando se trata das bolsas de couro, muita gente dá preferência ao material por causa da qualidade. Ser durável e firme são ótimas características para um objeto que carrega e protege as coisas que transportamos no dia a dia.

Além da funcionalidade, o fascínio pelo couro também passa pela aparência, textura e, para algumas pessoas, até mesmo o cheiro. Por isso, o preço das bolsas de couro das grifes de luxo refletem não só o custo de produção, mas também o valor de exclusividade, primor e beleza do acessório.

Tipos de Couro

Para escolher as peças de couro que serão incluídas no seu closet, é importante entender as diferenças entre os tipos do material. Saiba as particularidades de cada um, a seguir.

Natural

Conhecido como natural ou legítimo, esse é o couro mais tradicional, extraído da pele de animais. O material passa por uma série de processos para garantir sua preservação, já que é feito de matéria orgânica. 

É bem resistente, quando comparado às outras alternativas, e também menos maleável, com estrutura mais rígida, dependendo do processo utilizado na sua fabricação. Quando bem conservadas, as peças de couro natural duram muito tempo, mantendo a aparência de quando eram novas.

O couro legítimo é impermeável e você pode identificá-lo pela textura, naturalmente, mais áspera e encorpada. 

Geralmente, os itens deste couro podem apresentar pequenas rachaduras ou marcas, características naturais do material.

Ele é bastante usado na confecção de bolsas, sapatos e carteiras, além de peças de roupa, como as clássicas jaquetas.

Ecológico

Para a surpresa de muita gente, que acha que a opção é vegana, o couro ecológico também é extraído de animais. O que faz dele diferente do legítimo é o processo de curtimento da peça, que visa minimizar a quantidade de metais pesados de sua composição. Além disso, o couro ecológico recebe tratamentos que o tornam mais resistente à decomposição.

Por utilizar uma menor quantidade de água em sua produção, é possível indicar a alternativa ecológica como a opção menos poluente entre os outros.

Quando se trata da qualidade, o couro ecológico apresenta a mesma durabilidade do legítimo.  

Camurça

A camurça é um tipo de couro feito com a camada interior da pele de animais como camurças, cabras, vacas, porcos e principalmente cordeiros. 

Além da camada da pele retirada ser outra, a camurça se diferencia do couro legítimo ao passar por um processo de curtimento divergente. Ele que a torna mais macia, maleável e versátil. Uma vez que o couro natural tende a ser muito duro, há quem prefira a camurça para garantir conforto no dia a dia, principalmente dos calçados. 

Sintético

O couro sintético é aquele em que não se usa pele animal.  Geralmente, ele é desenvolvido com materiais como poliéster, poliuretano e policloreto vinílico. 

As peças de couro sintético são mais acessíveis, seus processos de produção são mais variados e é a melhor opção para veganos.

No quesito qualidade, em relação ao couro natural, tende a ser infinitamente menor. Além de pouco resistente, é pouco impermeável e apresenta rachaduras e manchas com o tempo, mesmo contando com cuidados.

Se você deseja uma peça durável, a opção sintética não é a melhor.

Como limpar bolsas de couro?

Veja maneiras de higienizar e conservar suas peças de couro!

Limpeza simples

  • Em materiais escuros: limpe o couro com um pano de algodão úmido à seco.
  • Em materiais claros: limpe o couro com pano de algodão úmido, com água e sabão de coco. Retire os produtos com outro pano, que esteja seco, antes de guardar o item.

Preste atenção ao limpar bolsas e mochilas com adereços de metal, esses não podem ser atingidos pela água.

Manchas

Limpe a área manchada com pano úmido, esfregando suavemente. Utilize um limpador de couro caseiro, feito de detergente neutro e água destilada, para aplicar na superfície manchada. Esfregue, suavemente, seguindo as linhas do couro. Com um pano de algodão, retire o excesso da solução caseira.

Deixe a bolsa secar, naturalmente,  por cerca de 20min. Se quiser dar um brilho a mais, hidrate o couro com vaselina ou óleo de amêndoa e um pano de algodão.

A mancha está persistente?

Então você pode utilizar um limpador de vidro! Borrife um pouco do produto na área manchada e depois retire com um papel toalha ou um pano de algodão seco.

Se a mancha ainda não saiu, leve-a até um restaurador profissional e não tente outros métodos, para não estragar sua peça.

Parte Interna

Hora de limpar a parte interna da bolsa! Esvazie o interior do acessório. Chacoalhe-a para eliminar os pequenos resíduos acumulados. Limpe o forro com um rolo adesivo ou fita. Aspire o forro com um aspirador de pó, de porte pequeno, na potência reduzida para não causar danos.

Em um recipiente, misture água morna com vinagre e umedeça um pano com a solução para limpar o forro. Deixe o interior da bolsa secar naturalmente

Camurça

A camurça necessita de mais cuidado ainda na limpeza.

A primeira dica é: evite água e sabão. Se a sujeira for superficial, remova-a utilizando uma escova de dente limpa. Uma borracha também pode resolver alguns casos.

Faça movimentos suaves e na mesma direção. Depois, inicie movimentos vai e vem. Se a sujeira estiver mais profunda, coloque a bolsa em um ambiente úmido, banheiro após um banho por exemplo, pois a umidade é suficiente para soltar os resíduos externos.

Se a mancha persistir, umedeça um pano com vinagre branco ou álcool isopropílico. Esfregue suavemente e repita o movimento quantas vezes precisar.

Como conservar bolsas de couro?

Você já aprendeu como higienizar corretamente suas bolsas de couro, o próximo passo do processo é saber conservar o acessório.

– Não use cabides ou ganchos para guardar sua bolsa. Com o passar do tempo, a peça pode ficar deformada. 

– Dê preferência aos nichos ou prateleiras. Você também pode colocar bolas de papel dentro da bolsa para que ela não perca o formato.

– Lustre a bolsa de couro, periodicamente, para evitar o aparecimento de manchas. Faça isso usando um produto hidratante próprio para o couro, óleo de amêndoa ou lustra móveis.

– Se você usa a bolsa de couro com pouca frequência, guarde-a dentro de uma fronha ou saquinho de TNT, mas evite os sacos plásticos.

Agora que você já sabe como limpar bolsas de couro, dê uma olhada no nosso site para escolher a ISLA que vai tornar seus looks mais incríveis.

Zeen is a next generation WordPress theme. It’s powerful, beautifully designed and comes with everything you need to engage your visitors and increase conversions.

Leia Mais
Moda Verão: quais acessórios usar?