Estilo anos 80: como entrar nessa tendência?

A década de 80 definitivamente foi um período marcante quando falamos em moda. Com looks bastante icônicos, até hoje conseguimos identificar com facilidade as roupas, os acessórios, a maquiagem e os penteados que fazem referência ao estilo anos 80.

Sendo a moda influenciada por contextos políticos, sociais e culturais, ela se mantém por meio de ciclos e as tendências consideradas antigas, acabam sempre voltando às ruas e conquistando uma nova geração.

Com o estilo dos anos 80 não poderia ser diferente. Hoje, esse período tem sido revisitado em séries, filmes e música.

Se identifica com o estilo anos 80? A seguir, saiba mais sobre a época e suas tendências para incorporá-las nos seus looks atuais.

O que estava acontecendo nos anos 80?

Economia

Nos anos 80, o mundo vivia num contexto de tensão por causa da guerra fria, em que Estados Unidos e a antiga União Soviética brigavam por suas ideologias, capitalismo x socialismo, respectivamente.

Apesar de não ser a melhor época da economia norte-americana, o consumismo ia de vento em popa com o reforço do capitalismo e houve o boom dos shopping centers com toda sua ambientação glamurosa e cheia de luzes.

Tecnologia

O período também foi marcado por avanços tecnológicos e o surgimento de diversos aparelhos eletrônicos como os videocassetes, walkmans e filmadoras.

O mundo dos videogames, que também eram febre na época, passou a ser monopolizado por empresas do Japão, um dos grandes inspiradores da moda na época com suas novidades.

Cultura pop

Na indústria da música, tínhamos grandes ícones como Madonna, David Bowie, Cyndi Lauper e Michael Jackson que, assim como as celebridades do cinema, também ditavam e perpetuavam tendências. 

O rei do pop, inclusive, revolucionou a forma de consumir conteúdo musical com videoclipes elaborados e inovadores que ajudavam a reforçar o universo fashion da época.

Principais tendências do estilo anos 80

Diante desse contexto, o estilo anos 80 ficou marcado pelo maximalismo: muita luz, muita cor e muito brilho!

Se você se identifica com o glamour exagerado e cheio de informação da década, conheça algumas das principais tendências para incorporá-las no seu dia a dia.

Acessórios

Numa era em que o maximalismo era rei, os acessórios não poderiam ficar de fora.

Looks mais básicos viravam outros quando compostos juntos com o mix de brincos, pulseiras, colares e peças para o cabelo. 

Existiam acessórios para vários momentos e todo tipo de tribo: os adeptos ao mundo fitness abusavam das faixas, polainas e cintos. Já os mais ligados no mundo da bandas, iam nas bandanas, munhequeiras, pulseiras e óculos escuros.

Entre as bolsas, podíamos ver inspirações futuristas nos formatos diferenciados, texturas interessantes e, é claro, bastante cor e detalhes. 

Componha um look com a Bolsa Satchel Tapeçaria Matelassê Bordada Média Alças em Couro Natural Crossbody/Tiracolo – Multi Coral, junto com colares e brincos e remeta ao estilo anos 80 com classe. 

Conjuntos

Os conjuntinhos de alfaiataria que amamos e estão tão em alta hoje em dia foram definitivamente inspirados no estilo anos 80.

Seja com calça, shorts ou saia, essa tendência era muito seguida principalmente pelas mulheres mais elegantes da época, como por exemplo a eterna Lady Di. 

Ombreiras

As ombreiras eram itens essenciais nos blazers, casacos e até mesmo nos vestidos do estilo anos 80.

Eram bastante utilizadas pelas mulheres que ganhavam destaque no mercado de trabalho na busca de estabelecer o seu lugar e se empoderar.

Com o tempo, as ombreiras passaram também a aparecer em looks mais casuais como por exemplo nas muscle tees.

Muita Cor!

O color blocking, tendência em combinar cores vibrantes em uma mesma produção, é super a cara nos anos 80.

Seja nas peças de vestuário, maquiagem ou acessórios, a combinação de cores vibrantes como laranja, verde, vermelho, roxo, rosa e azul era sinônimo de estilo, principalmente entre os jovens.

A moda fitness com suas cores fortes e brilhantes também reforçaram tal tendência.

Para um look ousado e cheio de cor, confira a Bolsa Clutch Cetim Abaulada e a

Maxi Clutch Rainbow Tiracoloco em Tapeçaria Colorida.

Brilho

Nos anos 80, o brilho do metalizado, inspirado nas evoluções tecnológicas da época, paetês e veludo eram fundamentais na hora de montar uma produção fashionista.

O brilho não precisa vir necessariamente das peças de roupas, mas podia estar presente nos acessórios e até mesmo na maquiagem. Gostou de saber mais sobre o estilo anos 80? Agora que você já sabe sobre as principais tendências da época, que tal navegar pelo nosso site e escolher a sua próxima ISLA com a cara da década das cores e brilho?

Zeen is a next generation WordPress theme. It’s powerful, beautifully designed and comes with everything you need to engage your visitors and increase conversions.

Leia Mais
Qual a diferença entre Alta Costura e Prêt-à-porter?