Bolsa de Festa: como usar em looks casuais?

A bolsa de festa, ou clutch, é uma ótima pedida quando o assunto é conferir elegância a um look.

Antes usadas apenas em momentos específicos, como casamentos, formaturas e outras cerimônias que exigem produções de gala, hoje, a clutch pode fazer de qualquer dia uma ocasião especial.

A seguir, conheça tudo sobre esse acessório incrível que vem aparecendo bastante nas passarelas e aprenda a incluir a bolsa de festa nos seus looks casuais.

A história da bolsa de festa

As bolsas pequenas são acessórios há muito tempo presentes na humanidade, já que têm grande utilidade ao poderem guardar objetos de valor. Sabe-se da existência delas, desde a antiguidade, principalmente por causa de pinturas e tapeçarias.

Na Europa Medieval, as mulheres usavam saquinhos presos a um cinto por meio de um pequeno gancho e a peça virou item de joalheria. Muitas vezes, as bolsas eram escondidas principalmente por razões de segurança. 

No final do século XVIII, houve uma transformação nas roupas femininas, que ficaram mais leves e menos volumosas e, consequentemente, as bolsas não podiam mais ser disfarçadas dentro dos vestidos. Assim, nasceu uma versão precursora da bolsa de festa, que era usada no ombro por meio de uma corda ou corrente. 

No século IXI, a emancipação das mulheres ocidentais fez com que as bolsas se tornassem maiores. O modelo pequeno teve de novo a sua chance no ressurgimento dos vestidos de estilo clássico nos anos 20.

Os vestidos melindrosos exigiam uma bolsa de festa que não prejudicasse a linha do corpo, sem alça, adornada com jóias e que a dona poderia usá-la como suporte para chamar a atenção. 

Assim, designers como Van Cleef & Arpels e Tiffany & Co começaram a produzir bolsas incrustadas de pedras preciosas que, rapidamente, se tornaram acessório essencial para as socialites e estrelas de Hollywood e, posteriormente, para muitas mulheres.

Porém, hoje em dia, a bolsa de festa não é mais vista apenas como parte de looks luxuosos e teve seu uso ressignificado pelas grandes influências da moda.

 

Tendências de bolsa de festa em 2021

No fim de 2020, a mundialmente famosa revista Cosmopolitan fez um artigo apontando as principais tendências em bolsas para 2021 e os diversos tipos de bolsa de festa não poderiam ficar de fora da seleção, é claro.

Confira 3 dos modelos mais comentados e escolha o que combina com seu estilo para usar no dia a dia.

Correias de Corrente Grossas

Uma tendência que apareceu nos desfiles da SS21 foi a corrente de resina acrílica, que funciona como um acessório extra para sua bolsa de festa.

Se modelos desse tipo são a sua cara, confira a Bolsa Clutch Abaulada com Alça de Resina. Além da alça supercharmosa, você terá um acessório que combina com looks casuais e finos também.

Tecido de Ráfia

Os modelos com tecido de ráfia são perfeitos para os dias mais quentes, já que são leves e desenvolvidos em um material rústico.

Se você amou essa tendência, confira a Bolsa Clutch em Palha Concha. Além do material, o formato único de concha é perfeito para looks mais descolados e a cara do verão.

Plumas 

Este modelo fofo e esvoaçante é a maneira perfeita de vestir qualquer look diurno ou noturno e torná-lo elegante.

Se essa tendência combina com você, confira a Bolsa Clutch Plumas com Pérolas. Além das plumas, a alça de metal dá um toque mais que especial seja qual for sua produção.

 

Como utilizar bolsa de festa num look casual?

Para incluir sua bolsa de festa no dia a dia não tem muito segredo. A peça é pequena, fácil de harmonizar e não tira o protagonismo do look, pelo contrário, ela o complementa.

O combo mais simples, como calça jeans e t-shirt, pode se transformar num look bem elegante com uma clutch. Modelos coloridos, estampados e de materiais diferenciados farão dela um ponto chave na combinação. Utilizar o acessório com as alças também deixa tudo mais casual.

Já a bolsa de festa com correntes mais grossas pode harmonizar bem com vestidos despojados durante o dia e com looks sofisticados durante a noite.

No inverno, uma produção toda em couro, com uma bota de cano baixo, por exemplo, e jaqueta ficará incrível com uma bolsa de festa do mesmo material e em tons escuros.

No verão, além de abusar das cores, use bolsas de material rústico, como a ráfia, junto com seus vestidos florais e demais roupas leves.

Gostou de saber mais sobre como usar a clutch ou bolsa de festa em seus looks casuais? Fique de olho no nosso blog e não perca mais nenhuma dica para se aprofundar no mundo da moda e arrasar com a sua ISLA!

Zeen is a next generation WordPress theme. It’s powerful, beautifully designed and comes with everything you need to engage your visitors and increase conversions.

Leia Mais
Bolsas para o dia a dia