Alça de bambu: por que investir?

Um detalhe pode se tornar um clássico. A alça de bambu nasceu como uma solução criativa, em uma época de extrema falta de matéria-prima e virou um item atemporal que traz sofisticação para qualquer bolsa.

Independente de qual for o seu estilo, ter uma bolsa com alça de bambu no seu armário é simplesmente essencial. Ela tem vários poderes: pode deixar uma bolsa mais sofisticada, dar um ar mais tropical a uma peça ou transformar uma bolsa simples em um must have. Por ser um clássico, ela é um ótimo exemplo de peças de slow fashion, tão em voga nos dias atuais.

Nesse post vamos te contar tudo o que você precisa saber sobre bolsas com alça de bambu. Estão preparadas? Vamos lá!

Um pouco de história

Logo após o final da Segunda Guerra Mundial, a escassez se instaurou na Europa. Dentre os itens que sumiram de estoque, estavam matérias-primas como couro e seda, itens essenciais para a produção de artigos de luxo. Nessas circunstâncias, os artesãos tiveram que se reinventar e escolher novos materiais para continuar as suas produções. Um deles foi o bambu.

No Japão e na China existiam milhares de florestas de bambu. Ao longo dos anos, os orientais descobriram que o material era extremamente resistente, apesar da aparente fragilidade. Uma das características que chamou a atenção deles era a sua maleabilidade: o bambu se curva e não quebra, o que permitiria que fosse usado em diferentes setores como artesanato, movelaria e construção.

Não tardou para que o bambu chegasse a moda, e isso aconteceu através de Guccio Gucci. Empresário e Designer de Moda italiano, Guccio criou a marca que levava o seu sobrenome em 1921, com o intuito de produzir artigos de viagem. Após a Segunda Guerra, a Gucci já possuía uma loja em Roma e havia aumentado o seu hall de produtos para além das malas, necessaires e frasqueiras.

Quando o pós-guerra se instaurou na Itália, Guccio se viu sem seus materiais de trabalho e teve que ser reinventar. Ficou sabendo do advento do bambu no oriente, encomendou alguns e estudou como poderia aproveitá-los em suas criações. Assim, em 1947 ele lançou uma tote de couro com alça de bambu que logo caiu nas graças – ou melhor, nos braços – de mulheres da alta sociedade e celebridades.

O sucesso da bolsa foi tanto que o bambu entrou oficialmente para a lista de materiais da casa italiana. De lá para cá, diversos modelos de bolsas ganharam a já tradicional alça de bambu e influenciaram a moda para sempre.

A primeira a aparecer com a alça de bambu nos braços foi Elizabeth Taylor: ícone de estilo, Liz influenciou uma geração inteira a usar bolsas com o detalhe natural. Ao longo dos anos outras mulheres aderiram a moda: ao final dos anos 90, Lady Di fez sucesso com um modelo vintage com a alça de bambu; no início do século 21, Florence Welch e Naomi Watts mostraram as suas por aí; e nos anos 2010, Jennifer Lopez e Rosie Huntington-Whiteley foram as musas do bamboo fever.

Como usar?

Não tem mistério. Uma bolsa com alça de bambu circula em qualquer ocasião e dá certo com qualquer look.

 

Dia a dia

Para a rotina, o ideal é ter uma bolsa que caiba tudo aquilo que você precisa carregar. Por isso, é essencial que ela seja uma bolsa prática. A alça de bambu adiciona um toque mais chique a peça, como acontece com a nossa Bolsa Baú em Palha e Crochê: além do shape clássico, a bolsa fica mais prática por ter a alça para ser carregada à mão ou no braço. 

 

Noite à dentro

Se você pensa que o bambu só pode ser usado durante o dia, você está enganada. Uma bolsa menor com alça de bambu fica chiquérrima para os eventos noturnos. Se você estiver na dúvida, opte por bolsas em cores mais escuras, que acabam sendo mais propícias para a noite. Um ótimo exemplo é a nossa Clutch de Palha com Alça de Bambu: como ela é escura ela funciona com qualquer look de festa, a alça de bambu torna a bolsa mais fácil de carregar do que as opções tradicionais e ela ainda pode ser considerada um belo adereço.

Dias de praia

Pulseiras, colares, cangas, óculos e protetor solar são essenciais para os dias al mare. Para levar isso tudo é essencial levar uma bolsa grande. Mas não dá para ser qualquer bolsa de praia, afinal os dias à beira mar rendem fotos maravilhosas. Uma opção perfeita para os dias pé na areia é a Maxi Bolsa de Palha e Crochê da ISLA. Além de ser enorme e caber tudo o que precisamos, ela ainda possui um design sofisticado, é feita de forma artesanal e transita facilmente entre a praia e o encontro com as amigas pós banho de mar.

 

Zeen is a next generation WordPress theme. It’s powerful, beautifully designed and comes with everything you need to engage your visitors and increase conversions.

Leia Mais
Uma mulher contemporânea: a arte de Juliana Lima Vasconcellos