Clutch: Conheça mais sobre a icônica peça

No post de hoje, vamos falar sobre um dos modelos mais famosos e queridinhos, principalmente para trajes de festa e de gala: a bolsa clutch. 

Para começar, vamos entender exatamente o que são as bolsas clutch e a diferença para as bolsas “comuns”. “Clutch” vem do inglês e significa agarrar: bem literalmente, essas são as bolsas que seguramos com a mão, realmente agarrado ao corpo e que na maioria das vezes ou não tem alças, ou tem alças de mão, bem curtinhas. 

Então qual a diferença entre a clutch e a carteira ou outras bolsas usadas sem alça? Por definição, não há. Apesar das peças mais conhecidas terem comumente um tamanho menor e serem de material rígido, outras peças de carteiras e bolsas também podem ser usadas como clutch, desde que com o styling certo! 

Não se preocupe, vamos te ensinar tudo sobre como combinar essa peça com seus looks nesse texto.

A História da Clutch

Essa peça, que hoje faz parte do armário de toda mulher moderna, foi criada em 1930.. A princípio, devido à crise econômica, essas peças eram feitas com um material plástico chamado Bakelite, que dava o efeito mais cintilante às peças que vemos até hoje, similar ao acrílico, mesmo que em outros materiais. 

Quando criadas, essas bolsas só vinham em tamanhos bem pequenos e ganharam muita popularidade com o uso por diversas atrizes de Hollywood da época. Com o tempo, o modelo clutch foi ganhando novos contornos, tamanhos, formatos e materiais, até chegarmos nas diversas variações desse modelo que conhecemos e amamos!

Dicas de looks 

As clutch são modelos quase indispensáveis no armário da mulher moderna. Principalmente, se você costuma frequentar eventos noturnos, como festas, formaturas e casamentos já deve ter usado e visto esse modelo de bolsa em diversas ocasiões. 

Quando falamos desses momentos, deve-se optar por bolsas menores, afinal, costumamos levar só o essencial para essas ocasiões. Esses modelos normalmente são retangulares e podem ser feitos em diversos materiais, mais duros ou mais molinhos, vai depender da sua produção. 

Para looks de festa com vestido longo, opte por versões mais requintadas. Vale apostar em modelos metalizados, com brilho e também com pedrarias, desde que harmonizem bem com o traje em questão. Principalmente se o vestido por liso ou em tons neutros, pode abusar nos detalhes e brilhos dos acessórios. 

Já para looks com vestidos curtos, modelos mais moles, de materiais como couro e matelassê são boas opções. Bolsas com detalhes metalizados ou com brilho também são ótimas apostas. Mas cuidado para não exagerar: trajes com vestido curto pedem produções sofisticadas, mas mais casuais.

Lembre-se: equilíbrio, sempre! Looks mais neutros pedem por acessórios mais requintados, chamativos e robustos, como as bolsas com pedrarias e metalizadas, enquanto produções mais chamativas e rebuscadas devem ser combinadas com acessórios mais simples, como clutchs em cores neutras de preto, branco ou nude e sem muitos detalhes. 

Como usar a Clutch no dia a dia

Antigamente (inclusive durante seu surgimento) as bolsas clutch eram apenas utilizadas para ocasiões de gala e super sofisticadas, como festas de casamento, formaturas e bailes de gala. Mas hoje, essa peça já transita pelas mais diversas ocasiões e lugares. Podendo ir direto de um look do trabalho, mais casual, passando por um cocktail ou mesmo, uma festa de casamento. 

Para usar a clutch no seu dia a dia, existem algumas dicas e recomendações. Obviamente, é importante optar por modelos mais básicos e sóbrios que os de festa. 

As peças feitas em couro e matelassê são opções super versáteis que também adornam bem um look casual-chic. Os modelos em formato de carteira também são uma boa pedida para o day by day. Enquanto os modelos de cores mais vibrantes não são muito bem vindos nas ocasiões noturnas, sinta-se livre para usá-los em momentos mais casuais e nos looks do dia a dia!

Já se a ideia é montar uma produção bem street, opte pelos modelos maiores, de tamanho máxi ou em formato de envelope, para um dia de trabalho ou ocasião bem casual. As clutch maiores e de material bem molinho também dão um toque super fashionista para a produção!

Escolhendo a sua clutch

Você já sabe que as clutches, vem em diversos formatos, materiais e tamanhos. Seja em acrílico, couro, tricot ou metalizadas o importante é saber combinar e transitar das ocasiões mais casuais até noites de festas de gala. 

E, na hora de escolher a sua clutch, é importante levar em consideração: tamanho, material, formato e a ocasião. Não deixe de considerar bem todos esses fatores para escolher a opção ideal para você. Na dúvida, opte por modelos mais clássicos e cores neutras, como preto, branco ou nude, existem diversos modelos básicos e super sofisticados para você escolher!

Agora que você aprendeu tudo sobre esse modelo tão queridinho, que tal dar uma olhada nas opções da ISLA? A marca é conhecida por seus diversos modelos de clutches super sofisticados!

Zeen is a next generation WordPress theme. It’s powerful, beautifully designed and comes with everything you need to engage your visitors and increase conversions.

Leia Mais
O que foi tendência no tapete vermelho 2021?