Acessórios em palha indiana: como usar essa técnica em peças!

Você, com certeza, já ouviu falar sobre a palha indiana. Esse acabamento, que também é conhecido como tela de rattan, é um clássico na decoração das casas brasileiras e está cada vez mais presente na moda!

A seguir, conheça um pouco mais sobre a origem da palha indiana e como ela é usada na home décor. Além disso, vamos apresentar também as últimas novidades do material em acessórios e como fazer o styling perfeito nas suas produções. Acompanhe! 

Palha indiana e a volta do handmade

Nada mais atual do que a busca pelo retorno às raízes. Essa macrotendência, que passa por inúmeros segmentos hoje — da indústria de alimentos até hábitos de self care, sem deixar a moda de lado, claro — tem tudo a ver com a retomada da palha indiana e até mesmo outras técnicas artesanais, como o crochê. 

O slow fashion traz para o holofote os materiais naturais, cores sóbrias, itens atemporais e todos esses elementos de uma moda mais consciente e eco-friendly. Veja, nos itens a seguir, como a história das telas de rattan se relacionam com esse conceito. 

A história da palha indiana

A palha indiana é muito usada na decoração das casas brasileiras por ser um padrão vazado, o que permite tanto a entrada de luz quanto a passagem de correntes de ar. Ou seja, é perfeita para nosso clima tropical!

Esse material já está circulando no Brasil desde o período colonial, quando a palha ainda era um artigo de luxo e foi escolhida como alternativa para os móveis europeus que não estavam de acordo com as temperaturas altas que temos por aqui. As telas são feitas, originalmente, com essa planta típica dos países asiáticos chamada rattan, e por isso leva esse nome.

A palha indiana como referência de décor

Anos depois do período colonial, no século XIX, a palhinha se popularizou graças à chegada da Cadeira Thonet, um item clássico de decoração pela sua versatilidade. Referência em design, esse modelo foi muito bem recebido nas casas brasileiras e pode ser encontrado em muitas delas até hoje.

Além disso, a palhinha indiana ainda pode ser usada em muitos outros móveis, como armários, abajures, sofás, lustres, aparadores e muito mais. Com certeza você já viu ela por aí, certo? 

Preste atenção também na decoração das novelas de época: as chances de identificar um item com tela de rattan nos cenários são altas! Assim, todos esses fatores contribuem para o status de ícone desse material. 

Afeto e lembranças na decoração e no estilo

Para muitas pessoas, a palha indiana pode ter ares de casa de avó. Essa é a graça do material: por estar presente em tantos lugares afetivos, trazer a palhinha de volta para o décor dos ambientes e também para o estilo do dia a dia é uma forma de retornar para nossas raízes.

Sem contar que, tanto a tela de rattan como outros materiais feitos à mão como o crochê, os bordados e as tapeçarias, por exemplo, são excelentes para fazer um styling hi-lo, equilibrando formas tradicionais com o que há de mais novo e tecnológico.

A palha indiana na moda

Esse material tão clássico é um excelente aliado na hora de trazer a tendência handmade para os looks do dia a dia. Colares, chapéus, brincos, sapatos e bolsa em palha indiana são só algumas das possibilidades de aplicação dessa textura. Veja, a seguir, nossas dicas para não ficar de fora dessa tendência!

Chapéus de palha

Os chapéus não estão restritos para a praia! Eles dão um ótimo toque em looks urbanos em dias de verão e sol quente e podem se tornar acessórios ainda mais interessantes se combinados com lenços coloridos e óculos escuros. Aposte!

Sapatos de palha

Botas, sandálias de salto e rasteiras com acabamento em palha são opções casuais que podem ser coringas. Quando em cores neutras, se tornam aquele acessório com acabamento diferente mas que combina com tudo para ser usado em todas as produções. Qual é seu modelo preferido?

Colares, brincos e pulseiras de palha

Maxi brincos, colares e pulseiras com acabamento de tela de rattan e outras técnicas trançadas são os acessórios statement da vez. Aqui, vale apostar tanto na cor natural da palha quanto nos tons coloridos e vibrantes. Busque os modelos com as cores da estação e invista!

Bolsas de palha

As bolsas de palha indiana reúnem todas as tendências que indicamos nos tópicos anteriores e complementa a sua produção com o melhor do handmade e hi-lo. Modelos bucket, baú, clutch ou mesmo maxi vão bem com esse tipo de acabamento, trazendo uma textura única para o seu acessório.

Nos próximos tópicos, confira como estilizar suas bolsas de palha indiana!

Como usar palha indiana

Como você viu, a palha indiana está longe de ser um material restrito apenas aos looks de verão. Selecionamos, a seguir, as melhores dicas de styling para te ajudar na hora de montar as produções com sua bolsa em palha indiana. Confira!

Bolsa em palha indiana clássica

A coleção Handmade da Isla traz a tela de rattan em sua forma mais atemporal. Os modelos bucket, maxi e baú são versáteis e podem ser usados nas mais diversas ocasiões. A palha indiana de rattan natural vem junto com um acabamento em crochê e alças de argola revestidas por sisal, que resultam numa combinação super elegante. 

Aqui, ,ale trazer a inspiração handmade para sua própria interpretação de estilo. As bolsas de palha indiana clássicas vão bem tanto com peças românticas e etéreas, de tons claros, como fazendo um contraponto para equilibrar looks com itens de alfaiataria e inspiração masculina. 

Bolsa em palha indiana moderna

Palha indiana em neon, cores sólidas ou efeito metalizado e lado a lado com acabamentos de acrílico? Temos! A junção desse material clássico com os elementos que estão na crista da onda das tendências, resultam num acessório que chama atenção e complementa o look da melhor maneira. Com shape geométrico, alça customizável de anéis de resina e fecho de metal, essa clutch tem o equilíbrio perfeito entre o tradicional e o moderno.

Você pode apostar nesses modelos para a composição de looks monocromáticos, por exemplo, ou mesmo como ponto de cor e destaque junto com peças de cores neutras, como preto, branco ou nude. Além disso, esses modelos de clutch vão bem em produções para o dia a dia, com bolsa usada a tiracolo, ou mesmo para eventos mais elegantes. Vale a pena investir!

Bônus: dica de styling para bolsa em palha indiana

Quer apostar na palha indiana sem medo de errar no look? Esse material, seja na cor natural da palha, seja em tons coloridos, combina super bem com o acabamento de madeira. Por isso, escolha acessórios como pulseiras, óculos escuros e sapatos com esse material para ornar com os modelos de bolsa com a tela de rattan. 

Gostou de saber tudo sobre a palha indiana? Essa textura remete a elementos que têm tudo a ver com as tendências de handmade e slow fashion que estão em alta atualmente. E o melhor é que modelos podem ser muito versáteis pela variedade de formas, acabamentos e cores que permitem!

Para escolher sua bolsa em palha indiana e outros modelos irresistíveis, acesse agora o site da Isla e confira os modelos disponíveis. Estamos esperando você!

Zeen is a next generation WordPress theme. It’s powerful, beautifully designed and comes with everything you need to engage your visitors and increase conversions.

Leia Mais
Maximalismo e minimalismo: conheça essas tendências da moda