Office Style: ideias para looks para trabalhar

A pandemia de covid-19 levou muitas pessoas a mudarem suas rotinas e passarem a trabalhar de casa. 

Nesse contexto, vimos o boom da tendência comfy, onde o conforto é o primordial. Passamos a olhar com mais carinho pras t-shirts, valorizar as calças oversized em materiais aconchegantes e a trocar o salto alto por pantufas e chinelos slide.

Porém, com o avanço da vacinação e reabertura de alguns espaços, chegou a hora de voltar para o escritório!

Querendo saber o que está em alta no office style? Conheça mais sobre as peças e inspire-se nas ideias de looks para trabalhar.

Moda x Mulheres no mercado de trabalho

Assim como em muitos âmbitos, infelizmente, as mulheres passaram a ter um espaço considerável no mercado de trabalho bem depois dos homens.

Por esse motivo, o office style também era moldado totalmente de acordo com as necessidades do corpo masculino.

A historiadora de moda e arte, Queila Ferraz, destaca que “o traje do homem foi sempre plataforma dos avanços tecnológicos têxteis e formais, porque sempre apontou as

mudanças sociais na imagem do provedor, do guerreiro, do político e do religioso.”

Dentro disso, por muitos anos, as mulheres se apropriaram de trajes ditos masculinos, como camisas de colarinho, ternos, gravatas e posteriormente as calças, para alcançar uma imagem semelhante de respeito.

Quando o office style acolheu as mulheres

Gabrielle “Coco” Chanel é tida por muitos como a criadora do primeiro modelo de terninho feminino.

Inspirada no movimento de emancipação feminina, a estilista desenvolveu o conjunto de blazer com saia, denominado tailleur.

“Quando Chanel começou a desenhar, o terno já era associado com a emancipação das mulheres, tendo facilitado a participação feminina no “mundo dos homens”. (Grace Lees-Maffei,  em “Iconic Designs: 50 Stories About 50 Things”)

Office Style casual e confortável

Citamos aqui, peças que são comumente associadas à elegância e à seriedade, como o  tailleur. 

Porém, atualmente, com as diversas possibilidades de ambientes de trabalho e a tendência do “no dress code”, o office look tem sido cada vez mais casual e abrangente.

Com a pandemia de Covid-19 então, o home office aumentou significativamente, reforçando a era do conforto no trabalho.

Ideias para looks para trabalhar 

Confira algumas tendências do office style 2021, inspiradas no que tem bombado nas passarelas, e descubra formas de montar looks incríveis para ir trabalhar.

Alfaiataria Casual

Os cortes de alfaiataria já são parte do streetwear, deixando de levar a sobriedade que carregavam antes.

Tendência, seja no inverno ou verão, os blazers, calças, bermudas e saias estão com tudo, principalmente em suas versões coloridas e em tons pastéis.

Look “Zoom”

A Vogue Brasil definiu como “look zoom” aquele em que você usa para fazer suas reuniões online: misturar peças casuais, como uma legging, com outras formais, como um blazer. A combinação chegou até nas passarelas em desfiles de marcas como Coperni e Koché.

Oversized 

Depois de um longo tempo em casa, o mundo da moda tem sido mais generoso com as modelagens grandes, deixando as peças cada vez mais convidativas.

Sejam nas camisas ou vestidos volumosos, dá pra conciliar o estilo e o conforto para encarar a “vida lá fora”.

Saia Midi Estampada

A saia midi é um item essencial para se ter no armário e utilizar no trabalho. Porém, os novos modelos estampados e menos sóbrios são os que estão caindo nas graças dos fashionistas.

O bom é que, dessa maneira, você pode ampliar as possibilidades da peça e utilizá-las no dia a dia fora do escritório.

Acessórios

Bijouterias

As bijouterias são peças-chave para fazer o outfit de trabalho mais bonito, de forma prática e rápida.

Os colares de correntes, que estão em alta, são descolados na medida certa e podem deixar um look formal mais moderno.

Os brincos statement também estão com tudo! Eles são charmosos e deixam qualquer look mais chic.

Calçados

Passou-se o tempo em que, para se sentir linda e confiante no ambiente de trabalho, era necessário usar um mega scarpin.

Se você preza pelo conforto em primeiro lugar, os flats e rasteirinhas minimalistas são ótimas pedidas de calçados para trabalhar.

Além de práticos e ótimos para os dias quentes, esses sapatos não tiram a elegância do look.

Pra você que não larga mão do salto, os modelos quadrados e mais grossos são sucesso nesta primavera verão, deixando seus pés mais seguros e sem perder o estilo.

No tempo mais frio, o must have são as botas militares e de montaria, que nunca perdem seu lugar.

Já o tênis branco, continua seu reinado e dando aquele toque casual e estiloso às combinações.

Bolsas

Para escolher a bolsa que irá complementar seu office style, é importante pensar na função do acessório no seu dia a dia. Você precisará carregar muitos objetos? Ou a bolsa servirá para dar um up na produção e levar apenas o básico?

O shape satchel, como a Bolsa Tapeçaria Matelassê Bordada Média Alças em Couro Natural Crossbody/Tiracolo – Multi Coral, tem tudo a ver com looks de escritório. Seu modelo estruturado e retangular vai complementar bem suas peças.

Para quem precisa de transportar muitos itens, a shopping bag é uma boa pedida.

Se seu objetivo é ousar, as bolsas de tapeçaria como a Bolsa Clássica Tapeçaria Bordada Étnico – Ouro ou Oliva serão suas aliadas! O material diferenciado deixará seu look muito mais charmoso.

Agora, se você quer levar poucos objetos e não perder a elegância, as clutchs serão ideais, sejam carregadas à mão ou modelos crossbody.

Gostou de ver ideias para looks para trabalhar? Então é hora de compor seus looks para trabalhar e, é claro, escolher sua  ISLA para deixar a produção ainda mais especial!

Zeen is a next generation WordPress theme. It’s powerful, beautifully designed and comes with everything you need to engage your visitors and increase conversions.

Leia Mais
Bolsa de metal: como usar?