Bolsa Satchel: conheça mais sobre o shape!

Se você é do tipo de pessoa que adora ter variados shapes de bolsa no closet, a satchel é uma peça essencial para complementar sua coleção.

Apesar de ser considerada um tipo de shoulder bag, a bolsa estruturada, de formato retangular lembrando uma pasta, nem sempre é carregada nos ombros. Muitas vezes, podemos encontrar versões incríveis de mão, que podem complementar uma variedade de looks.

Quer saber mais sobre a bolsa satchel e como o acessório, que remete aos estudantes ingleses, pode ser incluído em suas produções? Fique com a gente e confira a seguir.

A volta das shoulder bags

Não tem como falar da bolsa satchel sem mencionar a volta dos modelos de bolsa de ombro.

Sucesso absoluto nos anos 90, peças como a bolsa baguete, retornaram com tudo às ruas. Provavelmente, o triunfo das shoulder bags vem de sua praticidade, especialmente em função das alças e de ser fácil de combinar nos looks.

Novos modelos, mais despojados, de materiais e tamanhos diferentes, têm sido incorporados no estilo streetwear e caíram nas graças, principalmente, dos jovens que gostam de uma bolsa casual.

A história da bolsa satchel 

Não se sabe exatamente quando a bolsa satchel foi inventada. Porém, as primeiras bolsas similares eram de couro e carregadas pelos soldados romanos como malas. 

Esses modelos eram conhecidos como “loculus” e transportavam rações e objetos pessoais. Além disso, existem registros de 300 anos D.C de monges escoceses carregando suas bíblias dentro de bolsas desse tipo. 

Por volta do século XVI, a bolsa satchel se tornou um acessório típico para transportar livros para alunos ingleses, sendo mencionada até no monólogo de Shakespeare, ” O mundo todo é um palco “. 

“…Then the whining schoolboy, with his satchel

And shining morning face, creeping like snail

Unwillingly to school.” 

O modelo tradicional, estilo Oxford e Cambridge, apresenta uma aba frontal e, suas variações, incluem designs com um bolso único ou duplo na frente, às vezes, uma alça na parte superior da bolsa. 

It bag: Cambridge Satchel 

A popularidade da bolsa satchel como acessório de moda no Reino Unido, Estados Unidos e Canadá, veio em meados de 2008, impulsionada pela Cambridge Satchel Company.

Em 2007, Julie Deane, criadora da marca, precisou mudar a sua filha de colégio por causa de bullying. Porém, ela não tinha dinheiro pra isso e precisava fazer algo pela filha. Com apenas 600 euros de investimento, Julie resolveu fazer bolsas.

Sem experiência na indústria da moda, ela foi até uma fábrica de couro buscar material e depois, fez alguns modelos de bolsas inspiradas nas que usava na época da escola. Criou um site simples para a divulgação, enviou peças para blogueiras contando sobre o seu trabalho e essa, basicamente, foi toda a estratégia.

A internet contribui muito para o sucesso da Cambridge Satchel. Rapidamente, Julie fez parcerias com estilistas, grandes lojas de departamentos, apareceu na revista Elle, foi conferir as semanas de moda do mundo e não saiu mais dos blogs de streetstyle. 

Com cores diferentes, preço acessível e o apoio de fashionistas, o produto foi se tornando cada vez mais conhecido, em 2009, já estava até em um guia de presentes do The Guardian.

Looks com bolsa satchel

Por ter um shape retangular, lembrando uma pasta, a bolsa satchel tem tudo a ver com looks de escritório. Porém, nada impede de incluí-la em looks mais casuais. 

Que tal misturar peças básicas, como uma blusa lisa branca, com as calças alfaiataria, blazer e sua bolsa satchel? Fica incrível e está super em alta! Combinações com saias longas de tecidos levinhos também ficam lindas com a satchel.

Na hora de escolher sua satchel, é possível optar por materiais como o clássico couro legítimo, camurça, verniz ou até mesmo tapeçaria, se a ousadia é sua praia.

Modelos como a Bolsa Clássica Tapeçaria Bordada Étnico – Ouro, a Bolsa Satchel Tapeçaria Matelassê Bordada Média Alças em Couro Natural Crossbody/Tiracolo – Multi Coral e Bolsa Clássica Tapeçaria Bordada Étnico – Merlot trarão originalidade para suas produções.

Agora que você já sabe mais sobre a bolsa satchel, navegue pelo nosso site e veja qual modelo da ISLA mais combina com você. De uma coisa temos certeza, qualquer uma delas vai fazer a diferença nos seus looks!

Zeen is a next generation WordPress theme. It’s powerful, beautifully designed and comes with everything you need to engage your visitors and increase conversions.

Leia Mais
Bolsa de Concha: 3 dicas para usar essa peça