Bolsa de Grife: como cuidar da sua?

Comprar uma bolsa de grife é um dos momentos mais prazerosos para as mulheres! Adquirir aquela tão amada it bag é um sonho de consumo de muitas por ser um verdadeiro investimento. Bolsas de grifes como Chanel e Hermès chegam a valorizar 70% o seu valor desde a data que foi adquirida! Então, nada mais correto do que cuidar bem da sua peça: além de poder passar ela para descendentes, caso canse da bolsa, você ainda vai receber um bom valor pela revenda.

Fizemos um pequeno manual com todas as dicas para você cuidar das suas bolsas com cuidados para todos os tipos de material: couros, cetim, madrepérola, de festa, de dia a dia. Estão preparadas? Vamos lá!

Nossas Dicas

Primeiro, impermeabilize!

Antes de você sair por aí estreando sua nova aquisição, é essencial impermeabilizá-la. A bolsa impermeabilizada fica protegida contra manchas de água e sujeiras. Para fazer isso, basta comprar um Impermeabilizante de Couro, de preferência em spray. Para aplicá-lo borrife em toda a bolsa, espere secar e depois repita o procedimento. Depois de seco, sua bolsa já pode ser usada. 

 

Salve-a em uma emergência

Manchas de água em bolsas de couro são um terror: além de serem quase impossíveis de sair, ainda deixam marcas bem perceptíveis no material. Por isso, carregue sempre consigo uma sacola plástica ou uma bolsa extra para você poder deixar sua it bag bem protegida. Para as mais fashionistas, já existe no mercado capas de chuva para bolsas – algumas grifes já tem a capinha para modelos específicos!

 

Seque já

“Socorro: esqueci minha capinha para bolsa e ela molhou”! Não se preocupe, ainda há esperança! O ideal é secá-la o mais rápido possível com uma flanela macia e de preferência branca, para não manchar! Se molhar a parte interna, coloque jornal amassado dentro para absorver a umidade e a deixe secar em temperatura ambiente! Atenção: não deixe a bolsa exposta ao sol e nem utilize ferramentas de calor para secá-la pois danifica o couro.

 

Nada de sol

Por falar em sol, exponha o menos possível a sua bolsa a ele. Com o passar dos anos ele vai enfraquecendo o couro, o deixando mais frágil, podendo causar “rachaduras”.

 

Não se esqueça de hidratar

Quando não hidratamos a nossa pele ela fica seca e quebradiça. E isso ocorre também com o couro das bolsas: com o passar do tempo, ele fica ressecado, perde o brilho natural e, muitas vezes, pode até rasgar. Por isso é importante hidratar sua bolsa sempre. Você pode fazer com um hidratante próprio para o couro, creme – desses que você compra na farmácia – ou óleo de amêndoas: o resultado é o mesmo. Passe um pouco de creme com uma gaze nova e limpa na bolsa, espalhe bem e depois passe uma flanela ou um pano de microfibra para tirar o excesso. Essa limpeza deve ser feita somente uma vez ao mês porque o excesso dela pode fragilizar o couro e causar rupturas nele. Ah, e você não pode usar essa técnica para bolsas de camurça!

 

Saco vazio não para em pé: enchimentos

Quando você guarda a bolsa de couro vazia, ela costuma ficar mal acomodada, amassar e perder o formato. Para que isso não aconteça, é ideal que você guarde a sua bolsa com enchimento. Existem diferentes tipos de “recheio” para deixar sua bolsa intacta: você pode preenchê-la com papel amassado incolor e sem cheiro; pode colocar plástico bolha dentro de saquinhos de TNT ou de algodão e colocar dentro da bolsa; ou você pode comprar almofadinhas feitas nas dimensões da bolsa para ela ficar sempre no formato original.

 

Com licença, preciso de espaço: guarde com cuidado

A forma como você guarda a sua bolsa vai influenciar muito na vida útil dela! Sabemos que é difícil encontrar espaço vago no armário, mas é essencial que você arrume as bolsas com o maior esmero. O primeiro passo é guardá-las em local fresco, arejado e protegido de poeira e umidade. Se você guardar em um armário, é legal tirá-las de vez em quando para que elas peguem um ar; se você guarda em closet, o ideal é que você as guarde em saquinhos. Normalmente, bolsas de luxo vem acompanhadas de Dust Bag, mas caso você não tenha mais a sua, guarde-as em sacos de algodão ou TNT. Outro ponto importante é armazenar as bolsas com folga entre uma e outra, principalmente se forem guardadas sem proteção. Quando uma bolsa encosta nem outra, elas se danificam de diferentes maneiras: podem amassar, manchar e até rasgar.

 

Na dúvida, terceirize a limpeza

Se você ver uma mancha, e achar que será difícil de tirá-la, a melhor solução é enviar a bolsa para um profissional. Várias lavanderias possuem esse serviço e com certeza vão resolver o seu problema! Quanto à limpeza interna, o mais indicado é passar um paninho seco ou usar um pequeno aspirador de pó (espanador também serve) para tirar sujeiras e resíduos. Se a questão for uma mancha, é melhor terceirizar.

 

Mantenha a ordem

Sua bolsa é igual a da Mary Poppins, que tem de tudo? Se sim, tenho certeza que você já passou muita raiva procurando algo ali dentro quando estava com pressa! Assim como na vida, manter sua bolsa organizada facilita muito o dia a dia. Quando você tem uma bolsa desorganizada, itens como prendedores de cabelo, chaves, sombrinhas, podem machucar a parte interna da bolsa, criando rasgos no forro que podem atingir o couro. Por isso a dica é comprar um organizador de bolsa para manter tudo em seu devido lugar. Já existem marcas que criam organizadores feitos sob medida para bolsas!

 

Mau cheiro

Com o passar dos anos, as bolsas de couro podem ficar com um cheiro mais forte. Caso isso ocorra, o ideal é que você tire a bolsa do armário para que ela possa respirar um pouco. Outra opção é embrulhar a bolsa em uma folha de papel kraft por dois dias pois por ser poroso, o papel ajuda a absorver o mau cheiro. Caso nenhum dos dois resolva, a melhor opção é mandar para uma lavanderia!

 

De volta às origens

Se você já tentou de tudo, inclusive levou a bolsa para que outros profissionais dessem um jeito nela e nada resolveu, a melhor opção é entrar em contato com a marca. Eles te dirão exatamente o que fazer ou irão cuidar da sua peça para você. “Ah, mas minha bolsa não está mais na garantia”! Sem problemas: fora do prazo, eles não irão trocar a sua bolsa por uma nova, mas com certeza irão te auxiliar com o que você precisar!

 

Mofo não

Cheiro ruim de umidade e mofo visível não combinam com bolsas de luxo né? Por isso deixe sua bolsa sempre em local seco e arejado. Quando digo seco, não é apenas do líquido em si, mas do vapor também. Quando for escolher aonde guardar suas bolsas opte por locais longe do banheiro, pois de lá sempre sai umidade, principalmente após o banho. Se o seu closet for perto do banheiro, use o famoso antimofo: podem ser os de pedrinhas naturais ou os adesivos que você cola na parte debaixo da prateleira ou no fundo dos armários; mas nunca escolha antimofo líquido e nem que se tornem líquidos, pois eles podem vazar e acabar danificando as bolsas de forma irreparável!

Não se esqueça dos metais

Bolsas sempre tem uma parte metálica que vira e mexe estão arranhadas ou sujas. Para limpá-las, o ideal é comprar um limpador de metais, daqueles que você encontra em supermercados. Para metais prateados é ideal usar o Silvo; já para metais dourados, o ideal é usar o Brasso. Agora, atenção: tome cuidado ao passar os produtos na bolsa para não encostar o líquido no couro!

 

Questões extras

Uma coisa que se deve prestar atenção é onde você encosta sua bolsa: colocá-la no chão, por exemplo, é sempre péssimo por conta da sujeira acumulada ali. Pias de banheiro devem ser evitadas, pois sempre tem uma parte molhada que você não viu. Sua roupa também pode ser uma inimiga da sua bolsa: peças com pedrarias e spikes podem danificar a bolsa; assim como o jeans, que costuma causar arranhões na it-bag por conta da fricção.

 

E as minhas bolsas da ISLA?

Além das bolsas de couro, a ISLA tem alguns clássicos que também tem os seus cuidados específicos. Aqui vamos te ensinar a cuidar de três bolsas que estão sempre em nossas coleções.

 

Plumas

Nossas bolsas de pluma podem ser lavadas, mas com todo o cuidado do mundo. Aqui vai o passo a passo: limpe bem as mãos; com as mãos umedecidas com água morna vá molhando as plumas aos poucos. Não se preocupe: abaixo das plumas existe um material que não permite que a água entre dentro da bolsa. Quando as plumas estiverem molhadas aplique algumas gotas de um shampoo adstringente (desses transparentes) e espalhe com a mão pelas plumas. Atenção: espalhe sempre do topo da bolsa para baixo, para não quebrá-las. Depois enxague com água morna jogando a água com as mãos. Após, envolva ela em uma toalha limpa para dar uma secada no excesso de água e depois seque a plumas com um secador de cabelo em velocidade e temperatura médias. Uma boa dica é secar as plumas debaixo para cima, pois assim elas ficaram completamente secas e com mais volume! Ao final seque de cima para baixo: assim ela ficará volumosa, mas com as plumas no lugar!

 

Cetim

Nossas bolsas de festa de Cetim são essenciais para ter no guarda-roupa para aquela ocasião especial. Sabemos que em festas, as bolsas sempre saem um pouco sujinhas pois bebidas respingam e criam manchinhas. Mas não se preocupe que tem solução. Para limpá-las você deve: colocar sabonete líquido em uma escova de dente nova e macia. Molhe a escova e vá passando ela com delicadeza na bolsa. Depois vá tirando o sabão da bolsa, jogando água aos poucos com as mãos. Quando ela já estiver limpa e úmida, é hora de secar. Passe o secador em temperatura e velocidade médias para seca-la uniformemente. Dica: não a deixe secar ao ar livre, pois assim ela irá formar outras manchas por conta do tempo diferente da secagem.

 

Tapeçaria

Com o uso, as bolsas feitas em tapeçaria podem ficar com alguns fios rebeldes, que levantam, dando à bolsa um aspecto de envelhecimento. E a solução é simples. O que você vai precisar é apenas de um isqueiro. Posicione o isqueiro em pé para não queimar o seu dedo. Depois vá passando o fogo pela bolsa de forma rápida para que ele queime esses fios que estão levantados. Tome cuidado para não queimar a sua bolsa! Ao final arremate a parte debaixo e a lateral. Antes de fazer, descubra o material que compõe a sua bolsa de tapeçaria para ter certeza de que você não fará nenhuma bobeira!

 

Agora que você já sabe como cuidar direitinho das suas bolsas, está na hora de você escolher uma para testar os seus conhecimentos né? Clique aqui e escolha sua nova it bag no nosso site!

Zeen is a next generation WordPress theme. It’s powerful, beautifully designed and comes with everything you need to engage your visitors and increase conversions.

Leia Mais
Quais são os tipos de bolsas existentes: o guia definitivo!