Bolsa de metal: como usar?

  O metal é um material presente há muito tempo no universo das handbags, mas normalmente é lembrado apenas por fazer parte da estrutura ou da alça. A grande questão é que as bolsas de metal são um clássico da moda há muitos anos, como prova Wendy Stevens, designer baseada em Nova York que é expert em fazer bolsas de estilos já consagrados, porém fabricadas em aço inoxidável. “Belas bolsas também podem ser feitas em materiais não convencionais”, defende Stevens que encontrou no metal a matéria-prima principal para suas criações.

         Além de trazer resistência, forma e longevidade ao produto, as bolsas em metal são modernas e versáteis, pois sempre vão na contramão do que é esperado para uma bolsa. Feitas em diversos tamanhos, formatos e texturas, as bolsas metálicas não são uma tendência passageira e vieram para ficar, como te mostraremos neste post!

Um pouco de história

Muito popular durante o início de 1920, as Metal Mesh Bags (bolsas de malha de metal) foram durante muitos anos as bolsas mais chiques para festa. Criadas pela marca norte-americana Whiting & Davis em 1876, as bolsas flexíveis atingiram seu ápice no início do século 20. As socialites eram apaixonadas pela peça que foi muito copiada. Tão copiada que chegou ao ponto de causar exaustão nas consumidoras, que as abandonaram por um tempo.

Na década de 1930 fumar era um hábito chique – tanto para os homens, como para as mulheres – então, nada mais útil na época do que uma cigarreira. Feitas de metal, elas eram projetadas para guardar os cigarros, o isqueiro e só. Algumas eram adornadas, mas não passavam de um acessório de bolso. Até que o jogo virou.

Florence Jay Gould, socialite e esposa do magnata ferroviário Frank Jay Gould, saia com sua cigarreira sempre à mão, acompanhada de uma caixa de metal branco para colocar seus acessórios. Em uma dessas saídas, foi vista pelo amigo Charles Arpels – sobrinho de Estelle Arpels, co-fundadora da Van Cleef & Arpels – usando as peças, e isso o deixou intrigado. Charles pensou que deveria criar um compacto de beleza em que as mulheres pudessem carregar seus produtos essenciais, como batom e cigarros. E assim nasceu a Minaudière.

A bolsa era pequena o suficiente para ser levada à mão e possuía diversas divisórias internas para organizar os itens carregados. Elas eram produzidas em metais rígidos e eram finalizadas com ouro e prata.

Ao longo do tempo, a Minaudière passou a ser adornada com pedras preciosas, laca e madrepérolas, o que a tornou uma verdadeira joia. De acordo com o jornalista de moda Lloyd Boston, ela era “parte essencial de um guarda-roupa de noite”.

Com o passar dos anos as mulheres começaram a carregar mais pertences na bolsa de noite, e a Minaudière ficou pequena demais. E assim nasceu a Clutch: um pouco maior e sem divisórias internas, a nova versão da bolsa de festa continuou com o aspecto de joia, porém adicionou alça de ombro removível para dar mais liberdade a quem a usava.

A clutch virou um item atemporal que transpôs os limites da festa e passou a circular também no dia a dia, com diferentes shapes e em diferentes materiais, além das tradicionais, feitas em metal.

Como usar?

Não tem mistério: as bolsas de metal são uma opção perfeita tanto para os momentos casuais quanto para ocasiões Black Tie. Para os eventos noturnos, uma ótima opção é escolher uma clutch de metal para ser levada à mão. Além de ser mais chique, você ainda consegue dar mais destaque a verdadeira joia que a clutch de noite é. Se o seu vestido for daqueles de corte impecável, confeccionados apenas com um tecido, o mais indicado é usar uma clutch adornada com pedrarias e cristais, em qualquer formato. Exemplos de boas opções para completar o vestido “nada” com uma clutch “tudo” são as bolsas de festa da ISLA, com Tramas De Metal e Adornadas Com Cristais.

Para o dia a dia, a melhor escolha é a clutch de metal com alça longa, afinal não dá para ocupar uma mão o tempo inteiro apenas para segurar a bolsa né? Nesse caso, opte por modelos menos adornadas, o que não impede que ela tenha detalhes incríveis, como a nossa Bolsa de Metal com Alça de Pérolas.

Já para um evento noturno menos formal – como uma balada ou uma festa na casa de amigos – uma boa opção é escolher um acessório de metal para compor o look, e nada melhor que uma bolsa com alça removível, com detalhes não tão chamativos, como um tassel ou um formato fun de Concha, por exemplo!

Agora que você já sabe tudo sobre as bolsas de metal, está na hora de levar uma para fazer parte do seu closet! E aí, qual das criações da ISLA você vai escolher?

 

Zeen is a next generation WordPress theme. It’s powerful, beautifully designed and comes with everything you need to engage your visitors and increase conversions.

Leia Mais
Slow Fashion: como ter um guarda-roupa cool e sustentável