Vendas pelo Instagram: como bombar sua marca de moda na rede social!

O Instagram é uma das redes sociais mais utilizadas pelos brasileiros — e, recentemente, já ultrapassou o número de usuários do Facebook. Sua diversidade de ferramentas e sua dinâmica voltada para imagens e vídeos faz com que a plataforma seja usada cada vez mais como canal de vendas por muitas lojas multimarcas e marcas de moda.

Você é lojista e quer saber como bombar o perfil da sua marca de moda pela rede social — com estratégias completas e que vão muito além da hashtag? Acompanhe este texto e conheça mais sobre todo o potencial das vendas pelo Instagram!

O guia definitivo para realizar vendas pelo Instagram

Conhecer todas as ferramentas que o Instagram oferece para a realização de contato com clientes e vendas é essencial para fazer sua loja crescer. A plataforma, inclusive, reconhece esse potencial e tem disponibilizado uma série de facilidades para perfis de empresas.

As redes sociais aproximam pessoas de todo o Brasil e potencializam o alcance da sua marca. Usar as plataformas digitais como parte essencial da estratégia de marketing é um trabalho 360º — ou seja: pensar em ações que integram a essência da marca e os objetivos de venda é o caminho para conseguir cada vez mais clientes.

Como usar as plataformas digitais a seu favor?

O Brasil, atualmente, é o segundo país com mais usuários no Instagram, o que torna a rede social uma plataforma com milhares de oportunidades na área de vendas. 

Para gerar essas oportunidades, além das mensagens diretas, hashtags, respostas aos comentários, fixação de destaques na página do perfil e links de contato por telefone e e-mail, essa rede social também conta com uma infinidade de formatos de conteúdo. 

As fotos no feed, vídeos no IGTV, conteúdos de texto com links nos stories e até o novo reels — formato de vídeos rápidos, com feed exclusivo na aba “Explorar” — geram maneiras infinitas de divulgar seus produtos para clientes em potencial. Aproveite todas essas possibilidades e solte a criatividade para expressar tudo de bom na sua loja multimarcas!

O que é marketing digital e como ele pode contribuir para vendas?

O marketing digital é uma área de conhecimento que possibilita que os objetivos e necessidades de uma empresa sejam pensados em uma estratégia completa, com ações específicas para cada fase do funil de vendas. Confira, a seguir, como os princípios básicos podem ser aplicados na sua loja:

  • topo do funil: dentro da jornada de compra de um cliente, aquele que está no topo do funil ainda não conhece seu produto ou mesmo não tem a percepção de que deseja as peças e o estilo da sua marca de moda. Por isso, é possível atraí-lo com estratégias, como os anúncios pagos — que aparecem no feed de pessoas que não necessariamente já seguem seu perfil —, por exemplo, ou com a divulgação feita por terceiros, como influenciadores;
  • meio do funil: nesta fase, o cliente já conhece sua marca, mas ainda não tem certeza se deseja efetuar uma compra. No Instagram, é importante manter um relacionamento próximo com essas pessoas, criando conteúdo que deixem elas interessadas, respondendo comentários, tirando dúvidas e estabelecendo uma conversa. Assim, vocês vão se conhecer melhor cada vez mais!
  • fundo do funil: a palavra-chave desta fase é conversão. Sua tarefa, aqui, é tornar a experiência de compra do cliente mais satisfatória possível — facilite o acesso à sua página de vendas e disponibilize as informações de forma clara e persuasiva. O resultado é sucesso!

Quais são as principais estratégias de vendas pelo Instagram?

Com o passo a passo do funil de vendas do marketing digital em mente, existem uma série de ações que você pode realizar no Instagram para que sua loja bombe nas vendas. A seguir, vamos compartilhar os detalhes das principais delas. Acompanhe! 

Perfil corporativo

Já tem a página da sua loja multimarcas no Instagram? Não deixe de torná-la um perfil de empresa. Ao incluí-la no segmento correto, você terá acesso a uma série de funcionalidades que vão facilitar — e muito! — seu dia a dia na divulgação e nas vendas. 

O perfil corporativo permite que você inclua informações de contato de forma mais completa no perfil, te dá acesso ao Instagram Shopping (vamos contar mais sobre ele a seguir!) e também gera uma série de informações muito importantes para que você entenda a performance do seu perfil. Pelos Insights, é possível verificar de quais regiões são as pessoas que te seguem, qual é a faixa etária, qual horário de publicação é mais produtivo e qual post teve mais interações, por exemplo. Aproveite essas informações ao máximo!

Anúncios

Os Insights do seu perfil corporativo são parte essencial da funcionalidade de anúncios do Instagram. Ao clicar em “Promover” na suas publicações do feed, ou mesmo criar novas campanhas que serão entregues à potenciais clientes pelo Stories, por exemplo, é indispensável que você conheça quem são esses clientes que sua loja deve alcançar.

A segmentação dos anúncios, quando feita de maneira certeira, tem potencial de fazer seu perfil crescer cada vez mais e aumentar as taxas de conversão. Planeje com atenção o investimento nesse tipo de divulgação e veja seus resultados crescerem 😉

Hashtags

O uso das hashtags nas suas publicações é uma das principais estratégias para potencializar o alcance da sua página. Colocando as palavras mais relevantes na legenda das fotos e vídeos, a publicação será vista não só pelos seus seguidores, como também por pessoas que estão genuinamente interessadas naquele assunto. É só vantagem!

Para escolher as melhores hashtags, primeiro, compreenda quais são os pontos fortes da sua marca de moda. Você vende um estilo de vida? Seu foco é em um segmento específico de produtos, como bolsas e clutches? Sua loja está em qual região do país? Levante esses pontos importantes para seus objetivos de venda e defina as hashtags de cada publicação a partir deles. Para conhecer as melhores, existem diversas ferramentas online que ajudam a identificar as mais relevantes de acordo com o tema. Vale a pesquisa!

SAC 3.0

Um relacionamento próximo e aberto com seguidores e clientes nas redes sociais pode se tornar um grande diferencial da sua marca. O SAC 3.0, por definição, é o serviço de atendimento ao cliente que está de acordo com as novas demandas do consumidor moderno. Esse atendimento compreende que os clientes não são passivos e que tomam decisões de compra de forma pensada — e, inclusive, compartilham impressões sobre produtos e marcas com várias pessoas.

Dessa forma, cuide de sempre responder comentários e mensagens diretas para sua loja multimarcas no Instagram com atenção e que comunique os valores da sua marca. Sua empresa é jovem e por dentro das tendências? Incorpore memes e emojis nas respostas! Sua loja busca conversar com mulheres maduras e elegantes? Se comunique de maneira elegante e cuidadosa. O retorno positivo de um bom atendimento é a divulgação boca a boca, que é super poderosa. Invista!

Ferramentas nativas

O Instagram incorporou na sua plataforma, nos últimos anos, diversas ferramentas que contribuem para a estratégia de venda das lojas multimarcas. Uma delas é o Instagram Shopping, que se torna uma aba na própria página com fotos, informações e preços dos produtos. O bacana dessa funcionalidade é a integração: uma foto no feed pode ser marcada com uma tag que direciona para as informações daqueles produtos no Shopping. Vantagem para as empresas e clientes!

Além disso, a fixação de destaques de Stories na sua página também facilita esse acesso à informação. Com eles, você fornece aos clientes informações importantes que eles podem justamente estar procurando, como horário de funcionamento, endereços, datas para lançamento de novas coleções, reposições de produtos e muito mais.

O que mais vai bombar minhas vendas pelo Instagram?

Além das funcionalidades da rede social que te ajudam a bombar as vendas pelo Instagram, existem outras estratégias de marketing digital que agem em conjunto para fazer sua loja crescer. Invista em uma pesquisa de conteúdo que seja relevante para sua marca e produza publicações que levem insights e dicas valiosas para os clientes! Isso aproxima e também potencializa a criação de uma comunidade digital, que vai fortalecer a imagem da sua marca de moda e, ainda, gerar conversas e relações positivas entre admiradores da marca. 

Todas essas ações devem estar alinhadas com o branding da sua empresa, que traduz seus pontos fortes, seus diferenciais e tudo o que guia esse posicionamento digital. Uma estratégia de branding funciona como o mapa do marketing, facilitando que a divulgação e o fortalecimento da sua marca seja feito de forma mais intuitiva e orgânica. Conheça mais sobre essa área do marketing e invista em compartilhar todas as vantagens da sua marca de moda!

Gostou de saber mais sobre vendas pelo Instagram com a Isla? Para conferir todas essas dicas na prática e conhecer mais sobre como uma marca de moda atua nas redes sociais, não deixe de seguir nossa página do Instagram para ficar por dentro de todas as novidades! Vamos adorar te ver por lá 😉

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